Páginas

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Você ouve o povo cantando?


Depois de um dia sem internet (talvez hoje, ao postar este texto, minha internet já tenha voltado e tudo esteja bem) e estudar muito (muito mesmo), eu resolvi parar um pouco para relaxar. Afinal de contas, uma hora nós temos que parar para respirar. Às vezes, eu jogo um pouco de videogame, durmo, vou ler ou ouço música. Ao ouvir música, eu canto pra cacete!
Fico alguns minutos ou horas berrando os mais diversos estilos. Contudo, se tem uma lista de músicas que adoro cantar pra relaxar, são as músicas do musical Os Miseráveis. Eu gosto tanto que canto para passar o tempo, quando estou preso no trânsito. 

Você pode ter visto o filme que saiu em 2013(?) com o Hugh Jackman. Ele é um filme bacana. Entretanto, os cantores não chegam aos pés dos que foram convidados para a edição de vinte e cinco anos do musical. Eles são fodas!
Acredito que, entre os cantores, o maios popular é o Nick Jonas. 
Sim, Jonas Brothers.
Meu preconceito com a banda fez com que, inicialmente, eu assistisse com um certo desgosto as partes em que ele aparecia. Só que… Não dava! O cara é perfeito para o papel e canta muito bem. 


Jean Valjean(s)



Para quem não sabe a história, o livro escrito por Victor Hugo conta sobre vários personagens na França pré-revolução e entre-revolução. Você acompanha um ex-presidiário tentando se redimir durante a vida, um policial que tenta cumprir sua função em uma sociedade injusta e cruel, um jovem lutando por seus ideais e amigos, entre outros personagens.
O livro em si, eu nunca li. Está na minha lista e talvez seja algo pra eu comprar na Bienal deste ano! Mas o musical, eu já assisti umas dez vezes. Só pra constar: são duas horas e cinquenta minutos de duração.
No decorrer do musical, você acompanha momentos felizes, tristes, dramáticos e complexos na história. Você vê um homem no dilema de se entregar para a polícia ou deixar outro prisioneiro levar a culpa; vê jovens estudantes levantando bandeiras  e barricadas por um país melhor, sendo que nunca tinha dado nem um tiro na vida; e você também presencia como um casal tenta sobreviver nesse mundo complicado sem ter que trabalhar feito um escravo.

Particularmente, eu gostei muito da história, pois ela é linda. Gosto muito a partir do momento que os universitários aparecem e cantam sobre um futuro melhor! Eles tentam levar os cidadãos às ruas para lutarem por seus direitos, mas -SPOILER- acabam sozinhos em sua barricada, sendo atingidos pelas armas dos policiais. É indescritível a cena em que eles percebem que perderam a luta, que seus ideais nunca serão realizados e que a morte os espera. A aceitação da morte é uma parte foda.

Se compensa comprar? Apenas se você já viu ou leu e gosta muito. Do contrário, você pode acabar pagando cento e vinte reais (versão blu-ray) em um musical que irá te irritar e que irá assistir duas vezes. 

Agora, você, curioso, tem sorte, pois o espetáculo está praticamente inteiro no youtube. Eu vou colocar alguns vídeos das músicas que mais gosto aqui em baixo.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário