Páginas

sábado, 4 de outubro de 2014

Tecnologia e Inovação. Mas OI?

Nos últimos dias, estudei um livro para meu mestrado que se chama "A Vida Em Rede". Nele, vários pontos discutidos são interessantes. Contudo, um dizer específico me chamou muito a atenção. 
Em meio a um dos capítulos, os autores dizem que temos a tecnologia para a inovação. Será mesmo?
Na verdade, questiono-me, sempre, se utilizo a tecnologia para algo útil. Afinal, passo grande parte do meu tempo mexendo com alguma bugiganga, mas nem sempre é algo... produtivo. Só se considerarmos os equipamentos que consigo dentro do Final Fantasy! LOL



Amanhã o país irá decidir, querendo ou não, quem será o próximo governante. Para muitos, é um boa oportunidade para mudanças. Já outros, acreditam que nada irá mudar. Difícil saber e eu evito tentar adivinhar o futuro. 
Contudo, será que as eleições são os únicos momentos em que temos oportunidade para a mudança? Gosto de me questionar isso para ver se tenho alguma ideia genial. Até agora, não tive. Nem mesmo uma ideia simples!
Mas talvez algo nos ajude a pensar diferente!
A afirmação dos autores no livro me fez lembrar de Aaron Swartz. Você pode pensar: Nossa, Paulo. Você, tipo, só fala desse cara! Cansei, meu! LOL

Desculpe, mas é inevitável. 

Para conhecer um pouco mais sobre a vida de Aaron, veja o documentário, o qual explica sobre aqui. A questão é que ele via, a tecnologia digital, como a resposta para muitas questões. Um pessoal da minha área ( ou até de outras, ou de nenhuma área) pode pensar que sou apenas um idealista em relação à tecnologia. Pode ser. Sou. O importante é pensarmos, assim como o Aaron, que, talvez, possamos fazer algo, resolver algo, com a ajuda da tecnologia. 

Deixemos de lado toda a questão de que somos escravizados pela tecnologia. Se isto realmente acontece, somos nós mesmo que nos deixamos escravizar, que nos colocamos nessa posição, pois ainda queremos pensar nessa relação como uma relação de dominador/dominado. 
Donna Haraway, pesquisadora, escreveu o manifesto ciborgue, já falava: nós estamos tão perto da tecnologia que ela já faz parte de nós e é muito difícil falar em que pontos nos separamos. 



Como, então, podemos inovar com a tecnologia? Devemos criar um site todo bacana em que as pessoas possam colocar seus planos de dominação mundial? Um lugar em que todos possamos conversar e preparar nossas manifestações? Pode ser... Não penso em dominação e tals, mas OK NÉ! CADA UM É CADA UM LOL.

Penso que a ideia de enxergarmos a tecnologia como uma possibilidade para a criação de conhecimento em conjunto é foda. Pense no Reddit. Pense se as páginas em português começassem a aumentar e muito. Estivéssemos discutindo vários assuntos com pessoas que vivem em nosso país ou não! Cara, podemos ver muita coisa mudar a partir disso. 
Talvez seja este o ponto. Criar conhecimento juntos.

Pensemos sobre. A trollagem também vai acontecer, don't worry LOL


Nenhum comentário:

Postar um comentário